Saquarema foi descoberta para a prática do surf no final dos anos 60, aos poucos, aos poucos os surfistas foram descobrindo o potencial de suas praias pela notável qualidade e tamanho de suas ondas. Hoje é famosa por ser um dos melhores picos de surf do Brasil. Sede dos primeiros festivais de surf nacionais e de rock.Durante alguns anos, principalmente na década de 70, o local foi a grande arena do surf brasileiro. Alguns dos melhores surfistas da época, entre eles Rossini “Maracá” Maranhão, os irmãos Pacheco, Betão, Bocão e os irmãos Proença saíram do Rio Pra morar e trabalhar em Saquarema. Montaram oficinas para o fabrico de pranchas e parafinas.

Saquarema, através de suas praias, especialmente a de Itaúna, é conhecida como a capital brasileira do surf devido à força do mar que banha esse litoral bastante recortado com praias e condições perfeitas para a prática do esporte! Não importando a direção ou intensidade do swell, sempre haverá boas ondas!
Poucos lugares no Brasil possuem ondas com o porte das de Saquarema, e por isso saquarema na décadas de 70 sediava os saudosos festivais de surf, e, sedia desde a época até os dias de hoje, grandes campeonatos como o SuperSurf e o WCT.
Por isso, Saquarema é conhecida por ser a "Capital Brasileira do Surf", e também é chamada por muitos surfistas de "Maracanã do Surf Brasileiro". Seu mar batido com ondas ideais para o esporte recebe todo ano campeões do esporte do mundo inteiro.

Considerada por muitos a cidade com as melhores ondas do Brasil, Saquá é certamente um lugar de ondas fortes. O lugar que exige muita habilidade do surfista. Em Itaúna, o pico mais conhecido dos surfistas, o volume de água e a força com que as ondas quebram na bancada lembra facilmente o power havaiano. Nos dias bons, Itaúna proporciona longas paredes e sessões tubulares cavernosas. Para quem pretende encarar ondas poderosas no exterior, certamente Saquarema é um ótimo local para treinamento. A esquerda da laje de Itaúna é famosa por momentos memoráveis, tanto de competições nacionais e internacionais. Uma cidade que respira surf, com um pico como esse, é realmente um sonho.


Fotos extraídas da internet, quem souber a autoria, favor mandar-me e-mail


 

Copyright© 2001/2009
Web Designer: Luciana Machado