HIDROGRAFIA

A bacia drenante à lagoa de Jaconé é da ordem de 216 km quadrados, incluindo parte da lagoa de Jaconé e está contida dentro dos limites municipais de Saquarema. Abrange uma área ocupada por pastagens e culturas, principalmente de cítricos.
A rede hidrográfica é constituída por rios de pequenos cursos e de vazão reduzida, que nascem na Serra do Mato Grosso.

AR

A qualidade do ar é considerada muito boa. Aqui em Saquarema ainda se pode respirar um ar puro e saudável!

COBERTURA VEGETAL

A vegetação original do município era quase totalmente florestal, na época do descobrimento do Brasil. Atualmente porém, pode-se encontrar em Saquarema os seguintes ecossistemas, com seus respectivos tipos de vegetação: restinga (praiana, arbustiva, arbórea); lagoa (brejos salinos, manguezais, brejos de água doce); morro (arbustiva, arbórea).

FAUNA

A fauna de Saquarema não difere essencialmente daquela que ocorre nos municípios vizinhos. Isso se dá porque a mobilidade da fauna permite um deslocamento entre os diferentes ecossistemas onde estejam disponíveis as condições básicas de sobrevivência, principalmente aquelas referentes às necessidades de alimentação e de reprodução. Entretanto cada um dos ambientes particulares pode ser caracterizado faunisticamente, em virtude dos elementos que, preferencialmente, ocupam determinadas regiões.

PRAIAS/BALNEABILIDADE

Controles foram feitos nas praias de Jaconé, Itaúna e Saquarema. Com exceção de um pequeno ponto localizado na foz do canal extravasor da lagoa, que ultrapassou o padrão estabelecido para recreação por contato primário, todas as praias do município apresentam excelentes condições de balneabilidade.

ÁREAS PROTEGIDAS E DE INTERESSE AMBIENTAL

Saquarema possui áreas protegidas por legislação específica, ambas na extensa restinga de Massambaba. Área de Proteção Ambiental de Massambaba- APA de Massambaba, foi criada para disciplinar o uso na região e assim respeitar os remanescentes de ecossistemas muito frágeis, tais como brejos e lagoas, restingas e manguezais.
Dentro de Saquarema a APA de Massambaba possui 53,6 km quadrados preservados. Dentro dela está a Reserva de Jacarepiá, ainda em bom estado de conservação.

ÁGUA

LAGOA

Observa-se a ocorrência de poluição resultante do lançamento de detritos na água. Medidas já estão sendo tomadas para despoluir a lagoa, dragando e abrindo a barra. (Extensão de 60 metros).

POTÁVEL

O número de amostras mensalmente coletadas pela Feema, determina uma avaliação anual, de acordo com padrões estabelecidos para bacteriologia e potabilidade, do Ministério da Saúde. A água de abastecimento do município de Saquarema foi diagnosticada como DENTRO DO PADRÃO.

 

* Fotos extraídas da internet, quem souber a autoria, favor mandar-me e-mail

 

 

Copyright© 2001/2009 - Por Luciana Machado